quarta-feira, 11 de junho de 2008

heróis

Quem merece ser chamado de herói?
Com essa matéria quero apenas fazer uma reflexão sobre as pessoas que merecem ser chamadas de herói. E o que motiva a fazer um artigo assim é você ligar o seu aparelho de TV (mesmo como piloto de controle remoto), e ver o apresentador da TV conhecida dizendo num intervalo de jogo: “vamos dar uma espiadinha nos nossos heróis”.
Será que aquilo merece o título de “nossos heróis”? Penso que só rindo para não chorar... Todos têm o direito de aparecer, mas, daí chamá-los de heróis é demais!
As pessoas que merecem o título de herói são aquelas que abrem mão do seu conforto para servir os mais necessitados, principalmente crianças e idosos.
Heróis são aqueles que arriscam a própria vida em meio a bombardeios de guerras insanas... Mas eles estão lá, em hospitais de campanha e talvez nem saibam ou pensam porque estão naquele mundo.
Heróis são aqueles que enxergam o sofrimento alheio e se prontificam a ajudar no que for preciso. São aqueles cuja vida a paixão sobrepuja a omissão. São aqueles solidários que partilham dons e bens.
Há muitos heróis na vida... Não são celebridades, são pessoas comuns, profissionais, amadores, enfermeiras, médicos, faxineiros, voluntários, simplesmente voluntários, heróis com causas...
Heróis como alguns médicos que visitam aqueles que nem aos precários serviços de saúde pública têm acesso... Educadores que partilham seus conhecimentos com essas pessoas, psicólogos que semeiam saúde e esperança por onde passam... Heróis como os médicos sem fronteiras!
Heróis são os artistas que conquistaram uma carreira com muito suor, treinamento e trabalho e não como um pára-quedas que caiu do céu... Heróis são os empresários que pagam impostos e dão emprego num país onde reconhecidamente os tributos estão entre os mais caros do mundo.
Heróis são os políticos, não importa se de direita ou esquerda, mas com causas verdadeiras e abominadores da corrupção. Porém, sabemos que tem pouca gente neste time.
Heróis são funcionários com causa, que se preocupam com o trabalho, que pensam, que agem, que buscam o melhor para o local sagrado que aposta no seu talento, a empresa.
Heróis são aqueles que saíram das ruas e conseguiram um trabalho. Heróis são aqueles que continuam lá, nas ruas, catando lata, revirando lixo na sua sobrevivência, agora chamados pela sociedade de recicladores e muitos estão se dando muito bem em cooperativas.
Heróis são aqueles que acreditam que outro mundo é possível, mais humano e com mais amor. E tudo começa com pequenos gestos que poderão produzir mudanças muito grandes. Pequenos gestos poderão produzir mudanças muito grandes. Pequenos gestos poderão se transformar em benefícios concretos.
Heróis são aqueles que contribuem... Não com programas fúteis que engordam a conta de alguns poucos, mas sim com programas humanitários, com causas sociais verdadeiras.
Estas Instituições precisam de você, de sua ajuda... Entidades de grande tradição, sérias e reconhecidas e outras que podem estar iniciando seu projeto. Talvez até tenha alguma pertinho de sua casa.
Na Inglaterra, o Ministério da Educação chama-se Ministério da Educação e Trabalho. Não dá para desatrelar uma coisa da outra e o nosso país precisa aprender algumas lições e esta é uma delas, educar para trabalhar.
Falta você que também é um herói quando partilha de uma causa, de algo semelhante... O nosso país está precisando de mais heróis. Precisamos reduzir a pobreza não apenas dando o peixe, mas ensinando a pescar.
O nosso país está precisando de mais heróis, vamos juntos, eu e você, participar deste tema.
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

Nenhum comentário: